10.6.17

Lisboa: estréia no Bartô

O Bartô era nosso primeiro palco da turnê. UAU, todo mundo dizia! O bar do Chapitô, a incrível escola de teatro e circo de Lisboa, pendurado na Costa do Castelo, no alto das ladeiras da Alfama, sobre o mar. Uma referência na cidade. Pra mim, além de tudo isso, o Bartô era a casa da Susana e do Tércio, meus amigos que já tinham me acolhido na minha primeira ida a Portugal, no seu lindo e saudoso Mini Teatro da Calçada.

Por escolha e por acaso, porque tudo dessa turnê produzida com tão pouca antecedência foi uma soma desses dois, calhou de nossa estreia ser lá. Quarta-feira, 17 de maio. Com show do Luca Argel e do Mariano Marovatto no depois. No domingo anterior fomos fazer uma visita técnica e nos demos conta da trabalheira que vinha pela frente. O telão da casa era quadrado, e meus vídeos são retangulares. Além disso o Bartô é um L e o projetor ficava de frente pro lado do bar, e eu queria me apresentar de frente pra biblioteca. Ao testar o som, meu computador fez PUF e o som dele morreu.

Os dias seguintes foram de correria, instalação do Final Cut no computador da produtora caso o meu desse pau de vez (tiamo Liv!), descoberta da existência de uma maravilha chamada "placa de som externa" (tiamo Kuzka!), compra de tecido pra fazer uma nova tela (tiamo Saulo!), teste da projeção na posição que queríamos (tiamo Artur!), ajuste de cada foto e cada vídeo praquele tamanho e formato (eu me amo também!).

Na quarta-feira lá estávamos nós, animados mosqueteiros ajustando o que faltava. O palco era uma espécie de piscininha - lá já foi um presídio feminino, e ali as presas lavavam suas roupas. Adaptamos o cenário da Lara de luzes e tule praquele espaço. Chão de madeira, tecido preu pisar, pedra ao redor. Tudo pronto, quero ir me concentrar mas chega um amigo, chega outro, não consigo sair.

Eu saí do Rio dizendo pra família: eu quero é ir e fazer. Se tiverem cinco pessoas na platéia já tô no lucro. E aí foi chegando mais gente. Amigos. Amigos de amigos. Amigos da Liv. Desconhecidos. Amigos até então só de internet. Noivos que eu casei. Quando subi pra me vestir já era quase hora de entrar em cena. Pisei no palco menina de tudo, segura e insegura naquela exata medida.

E depois disso não sei mais de nada.

#umbigonazoropa

Lisboa, Bartô, 17 de maio de 2017.




Nenhum comentário: