8.9.06

Por Acaso Gullar

De volta ao Rio, à correria, ao trabalho, e apesar disso posso arrumar um tempinho pra passar aqui e dar notícias, porque viajando, de férias, apesar de sobrar a última coisa que quero ver é um computador na minha frente!

Inventamos férias no meio de um dos momentos mais agitados da vida nos últimos tempos, e como a lei de Murphy está aí pra ser comprovada a cada dia, foi só comprar as passagens numa dessas promoções loucas da Gol - volta a 1 real -, que chegou a notícia inesperada e deliciosa:

NOSSO CURTA POR ACASO GULLAR FOI SELECIONADO PRO FESTIVAL DO RIO!!!




Esse curta é o resultado de uma gravação que eu e Rodrigo fizemos na casa do Gullar quando preparamos uma homenagem a ele no Te vejo na Laura. A gente foi lá pedir pra ele mostrar os desenhos e colagens que faz, e acabamos batendo um papo incrível de mais de uma hora.

A tarde foi registrada pelo Pedro Cezar, nosso amigo, cineasta talentosíssimo do "Fábio Fabuloso", e fotógrafo super improvisado: não levamos luz, não fizemos nenhum cenário, mas a força do Gullar e do que ele tem a dizer, além da revelação de um humor delicioso e uma disponibilidade absoluta pra estar ali com a gente, tudo isso faz do Por Acaso Gullar um registro importantíssimo do maior poeta brasileiro vivo.

Na noite da homenagem, na Laura Alvim, fomos surpreendidos pela Claudia, mulher do Gullar, que nos disse que aquele era um dos documentos mais reveladores do Gullar que ela já tinha visto, e isso nos deu o desejo de transformar aquele registro num filme.

Anos depois, a partir desse material bruto, nasceu o Por Acaso Gullar . Montado com o conceito de acaso em mente, o filme acabou ganhando a participação especialíssima da Maria Bethânia, que lê dois poemas do Gullar.


Mais novidades em breve!!!

Nenhum comentário: