7.6.09

Dar e receber

É das melhores coisas da vida, e atinge sua perfeição quando rola em equilíbrio: você dá, daí recebe, enquanto isso já tá dando de novo. Escrever passa meio à margem desse processo, e aí publicar faz virar a chave. Quem escreve dá o que sente, o que pensa, dá uma visão de mundo, dá um olhar, dá sua emoção. Quem lê recebe tudo isso. Ou não. E quando não a perfeição passa longe e o encanto se quebra.

Em geral não dá pra saber quão bem o processo vai, porque ler é silencioso e íntimo. Mas a internet, na sua grande cesta de maravilhas, trouxe também essa: é possível cutucar o autor no braço, de leve, e dar a ele seu melhor sorriso com as palavras "adorei o que você escreve" estampadas no rosto - ainda que sejam todos, braço sorriso rosto, virtuais e por escrito.

Mas às vezes, algumas, rola mais. Pra além do virtual, pra além do escrito, presentes ao vivo e a cores, de pegar com a mão e deixar a gente descrente de que haja esse tipo de carinho e gentileza ainda.

No começo do ano chegou aqui em casa um pacote com um caderno lindo, todo bordado, e um bilhete da Patrícia, que adorou o livro e quis me dar páginas pra serem palco dos poemas novos. Essa semana foi a vez da Kenia, que foi no lançamento na Casa Poema e virou amiga por email, e agora me bordou dois centrinhos de mesa de crochê, ela mesma, com suas mãos prendadas, delicadezas de outros tempos me tocando em pleno século 21.

E fomos tomar café num fim de tarde, eu ela e Luciano, o marido querido que veio junto lá do Méier pra ela me entregar o presente. E falamos sobre nada em especial, sobre os filhos, sobre os planos, e rimos um bocado e nos conhecemos um pouco, e eu vim pra casa feliz da oportunidade que a poesia me dá de ter encontros, gente tão especial que recebe a minha oferta e me devolve tanto, de tantos jeitos bons, mas que especial esse jeito antigo, corriqueiro e real. Bom demais.

Nenhum comentário: